Convocada cúpula da Unasul para 26 de novembro em Guiana


O Equador, que no momento ocupa a presidência da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), propõe em Nova York ao /Conselho de Ministros de Relações Exteriores do bloco a data de 26 de novembro para uma Cúpula em Guiana.

O ministro de Relações Exteriores, Comércio e Integração do Equador, Ricardo Patiño, informou ao conselho os resultados de sua reunião com o chanceler de Guiana, Carolyn Rodrígues-Birkett, sobre a transferência da presidência da Unasul àquele país.

Os chanceleres dos Estados Membros de Unasul aprovaram a proposta de celebrar a Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado no dia 26 de novembro em Georgetown, capital da Guiana.

Durante a cúpula, o presidente equatoriano, Rafael Correa, entregará a Guiana o mandato que recebem em 10 de agosto de 2009 e prestará contas de seu trabalho na presidência da Unasul.

O comunicado da chancelaria equatoriana sublinha o desejo de ambas as nações de atuar conjuntamente na coordenação das futuras reuniões.

Nas últimas semanas o presidente Correa empreendeu uma ofensiva diplomática para culminar seu mandato com a ratificação do Tratato Constitutivo da Unasul por nove países. O tratado é um requisito para a vigência da Unasul.

A idéia é entregar a presidência da Unasul à Guiana com a ratificação do tratado pela maioria do país, a fim de que o órgão tenha uma vida jurídica.