Durante a visita que o presidente colombiano Juan Manuel Santos faz nesta quarta-feira (1º) a Brasília será assinado um acordo entre a Polícia Federal brasileira e a Polícia Nacional colombiana para fortalecer o combate ao crime, em especial nas regiões de fronteira, ampliando a cooperação nas áreas de inteligência, intercâmbio de informações e investigações conjuntas.
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, explicou que o Brasil já tem acordos na área de segurança com o país vizinho e que o intuito dos documentos assinados nesta quarta-feira é ampliar a cooperação.
“São instrumentos de cooperação como investigações conjuntas, levantamento de organizações criminosas que poderiam estar agindo na fronteira ou entre os países. É um instrumento jurídico que permite cooperação policial mais efetiva sem necessariamente estarmos muito preocupados com a jurisdição de cada país”, afirmou durante a chegada do presidente colombiano ao Palácio do Planalto.
Durante a visita de Juan Manuel Santos, a primeira que ele faz ao exterior desde que assumiu a presidência da Colômbia, em 7 de agosto, também serão assinados atos nas áreas de cooperação técnica em agricultura, biocombustíveis, desenvolvimento fronteiriço e cooperação na indústria de defesa.