O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e seus aliados podem atingir 124 dos 165 deputados à Assembleia Nacional nas eleições legislativas de 26 de setembro, de acordo com pesquisas.
Segundo estudo da Datanalisis, citado pela Agência Venezuelana de Noticias, a coalizão revolucionária, que também é constituída por comunistas e outros apoiantes de Hugo Chavez, chegaria a 92 cargos nominais e 32 por lista.
Este resultado materializaria um triunfo retumbante face às suas aspirações de aprofundar o processo de mudança iniciado em 1999.
O levantamento realizou pesquisas em âmbito nacional, apontando confortável vitória do PSUV em vários estados.
Em Portuguesa (seis lugares), Sucre (seis), Trujillo (cinco) e Amazonas (quatro), o chavismo varreria a oposição, enquanto no Apure, Aragua, Barinas, Bolívar, Guárico, Falcón, Vargas Yaracuy deixaria apenas um assento para seus rivais políticos.
De acordo com o Datanalisis, os melhores números para a oposição seriam em Táchira (cinco de sete), Texas (oito de quinze) e Miranda (seis de doze).
Os resultados da pesquisa coincidem com aqueles relatados na semana passada pela empresa de consultoria Social Research Group (GIS XXI).
Pesquisas em todo o país, realizado pela GIS XXI, mostraram apoio majoritário para o PSUV e seus aliados.
Mais da metade dos eleitores disseram confiar mais nos deputados do governo que na oposição na hora de responder às necessidades em saúde, educação, redução do custo de vida, habitação e transporte, entre outros setores.