Transnordestina


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos assinou, ontem, em Missão Velha, no Cariri, a ordem de serviços para o início da construção dos primeiros 50 km da Ferrovia Transnordestina no trecho Missão Velha-Aurora, que terá investimentos de R$ 163 milhões e empregará 1,2 mil trabalhadores. A solenidade foi transmitida simultaneamente de Missão e Salgueiro, onde se encontrava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O discurso de Lula transmitido para um telão instalado no canteiro de obras da Transnordestina, a 3 km de Missão Velha, era intercalado com palmas de operários, agricultores e autoridades presentes. O agricultor Manoel Amaro da Silva desabafou: "É Deus no céu e Lula na terra. Melhor do que Lula, só Deus". Manoel justifica que foi o único presidente que se preocupou com os pobres.

Missão Velha agradece

O elogio do agricultor foi reforçado pelo prefeito de Missão Velha Washington Fechine, que destacou a importância econômica da ferrovia para o Nordeste e, particularmente, para Missão Velha, onde ficará o entroncamento da via férrea. A Ferrovia, segundo o prefeito, permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras, unindo três pontos do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE), possibilitando, assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

Além disso, de acordo com o projeto, integrará o sistema hidroviário do São Francisco o sistema rodoviário sertanejo e o sistema ferroviário já existente, tornando mais eficiente à logística do transporte de cargas.

O Ministro Passos disse que a obra emprega cerca de oito mil trabalhadores. O investimento é de 5,4 bilhões de reais, na construção de 1.728 km de ferrovias. Só no Ceará são mais de 600 quilômetros. O primeiro trecho, que começa em Eliseu Martins, no Piauí, será concluído em 2012. Para o Ceará, não ainda não há previsão.

O projeto prevê a interligação com a Ferrovia Norte-Sul, a partir de Eliseu Martins (PI) até o município de Estreito (MA). A obra irá remodelar 550 km de ferrovia entre os municípios de Cabo (PE) e Porto Real do Colégio (AL), fazendo conexão com a malha ferroviária que desce ao sudeste. Serão 1.728 km de ferrovia, dos quais 823 km estão em execução. Os trechos com as obras mais avançadas, entre Missão Velha e Salgueiro, com 96 km, e entre Salgueiro (PE) e Trindade (PE), com 163 km, serão concluídos em dezembro de 2010. A ferrovia deve gerar 550 mil empregos (diretos e indiretos) e terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano.

Obras em Salgueiro

O ministro Passos, que acompanhou a solenidade num palanque instalado no canteiro de obras, em Missão Velha – ao lado do Secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele e do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes – destacou as obras que foram inauguradas ontem em Salgueiro: uma fábrica capaz de produzir 4.800 dormentes por dia, uma usina de britagem com capacidade de produzir 4.250 metros cúbicos de brita diariamente e um estaleiro de solda.