O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (16/08) uma comissão de membros do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que estão em Fortaleza participando da Segunda Conferência Internacional – Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento – em Regiões Semiáridas, a ICID 18. Domingos Filho aproveitou a ocasião para mostrar aos parlamentares as instalações do Parlamento cearense e apresentar projetos desenvolvidos pela Casa.
O Parlamento do Mercosul formou uma comissão para participar da ICID 18, que conta com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), como representante do Brasil no Colegiado. “Instalamos uma comissão para realizar a visita a ICID 18. Não podíamos ficar de fora de uma discussão tão significativa. Muitas pessoas vivem em regiões desertas e não estão dispostas a largar seus lares, mesmo com todas as dificuldades”, disse Inácio. Para ele, que é também presidente da comissão, “é necessário criar condições para que essas pessoas vivam nessas regiões, e a troca de experiências com outros países pode ser de grande ajuda para todos”, ressaltou.
Domingos Filho conduziu a comissão, composta por 15 parlamentares representando os países membros do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, este último, ainda em processo de adesão – por uma visita às instalações da Assembleia Legislativa. Segundo o presidente, “é importante mostrar para aos parlamentares de outros países nossas idéias e avanços no trabalho que realizamos com o povo, assim como mostrar nossa disposição em ajudar e conhecer mais sobre o trabalho deles com o seu povo”, disse.
O presidente da Assembleia cearense mostrou à comissão o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Pontes Neto, o Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Perez Mota, e ainda levou o grupo a visitar o Plenário 13 de Maio. Ele apresentou ao grupo projetos e programas da Casa, que visam dar auxílio à população e fornecer capacitação e profissionalização para os funcionários da Casa e também para a sociedade. Entre os quais destacou a Universidade do Parlamento, criada em 2007, que oferece cursos de línguas, graduação e pós-graduação e o programa Unilece, que visa principalmente o intercâmbio entre os poderes legislativos estaduais e municipais.
Para o senador argentino Arturo Vera, “a Assembleia cearense mostra um progresso enorme, tanto em termos de infraestrutura, quanto de profissionalismo, por parte dos parlamentares e servidores”.