Sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará homenageou, na tarde desta sexta-feira, 27 de agosto, o Dia Nacional do Bancário. Dirigentes do Sindicato dos Bancários no Estado do Ceará foram homenageados: os companheiros Benedito Bizerril, Maria José (Mazé) Tabosa e Silva e o Deputado Estadual Nelson Martins.
Compuseram a mesa da sessão solene parlamentares e sindicalistas, como o presidente do sindicato dos bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, a homenageada Mazé Tabosa (ex-presidente do sindicato, funcionária aposentada do BNB e professora da UECE), os requerentes da sessão Deputados Estaduais Artur Bruno e Nelson Martins e os parlamentares do PCdoB, Deputado Federal Chico Lopes, o Deputado Estadual Lula Morais e o Senador Inácio Arruda.
Pessoas em 1° lugar
O Presidente do Sindicato dos Bancários no Estado do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra destacou a campanha 2010 da categoria em âmbito nacional, que tem como mote: Outro banco é preciso. As pessoas em primeiro lugar. “Demos início justamente nesta semana a primeira negociação com a Federação Nacional dos Bancos. As lutas que clamamos à população a participar são pela diminuição da jornada de trabalho, contra o assédio moral vivido pelos funcionários, por mais crédito, empregos e por outras lutas.”, disse o Presidente Carlos Eduardo Bezerra.
Bezerra disse que é preciso que o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras dos municípios devem criar leis que atendam às demandas da população nos bancos, como forma de melhorar a segurança e o papel social empregado por esses setores econômicos. “Se os banqueiros ou outros setores de poderes econômicos e políticos quiserem ter os bancários ou outro setores populares e organizados ‘nas mãos’ terão de enfrentar uma intensa e forte mobilização”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários.
História de Lutas
O Dia Nacional do Bancário no Brasil é comemorado no dia 28 de agosto. A data marca a mobilização histórica que aconteceu em 1951, no Estado de São Paulo, marcando a luta da categoria naquele estado por melhorias salariais. O Deputado Federal Chico Lopes destacou que a história política do nosso país passa pelos sindicatos dos bancários. Chico parabenizou à companheira (Maria José) Mazé, o companheiro Benedito Bizerril, lembrou dos companheiros Júlio, Natividade, e do companheiro Luiz, “bancário que resistiu bravamente durante à repressão da ditadura militar quando grupos armados invadiram a sede do sindicato dos bancários.”, lembrou Chico Lopes.dia dos bancrios 01
“É um momento de comemorar. Mas não é um momento só de alegria. É um momento de (se quisermos ver sobretudo por este lado) de lutas! A história não pode ser esquecida. Principalmente a história feita pelos trabalhadores. Lula hoje desponta com 80% de popularidade, com o apoio dos sindicatos, dos comunistas, dos democratas, das categorias de trabalhadores que mudaram esse país nos últimos oito anos. Essa é a história dos que sempre foram vencidos e hoje são vencedores”, afirmou o Deputado Chico Lopes.
Mulheres no poder
O Senador Inácio Arruda destacou a luta da bancária e professora Mazé Tabosa, lembrando que no Sindicato dos Bancários do Ceará sempre estiveram mulheres presentes. “Hoje, isto é extremamente representativo, justamente no momento em que tudo indica que teremos uma mulher conduzindo o país nos próximos quatro anos: a companheira Dilma Rousseff. Elas tiveram coragem, forças, mesmo durante o regime militar.”, destacou o Senador do PCdoB.
Inácio Arruda lembrou também que muitos parlamentares, como o próprio ministro do Presidente Lula e candidato ao Senado no Ceará, José Pimentel, saíram do sindicato dos bancários e hoje despontam como parlamentares e lideranças nacionais. “É preciso mostrar, a partir daí, que a política não é só feita com o mandato parlamentar. Os sindicatos, as associações de moradores, as ruas, as igrejas fazem política no dia-a-dia”.