Duas comissões do Parlasul se reúnem em Brasília nesta semana


A possibilidade de realização de uma reunião de cúpula de ministros da Defesa das Américas será debatida nesta terça-feira (), em Brasília, pelos integrantes da Comissão de Assuntos Internos, Segurança e Defesa do Parlamento do Mercosul (Parlasul). A reunião terá início ás 11h, sala 19 da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal, e deverá ser retomada na quarta-feira (º), no mesmo local, a partir das 14h30.

A iniciativa para a realização da reunião na capital brasileira – e não na sede do parlamento, localizada em Montevidéu – foi do senador Romeu Tuma (PTB-SP), integrante da comissão. A reunião ocorrerá durante o período da presidência brasileira do bloco econômico e do próprio Parlasul, que se estende até o final do ano.

Também se reunirá em Brasília, nesta semana, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul. Entre os temas em pauta encontra-se uma proposta de recomendação ao Conselho do Mercado Comum – órgão máximo do Mercosul – para que todo o bloco econômico adote e fomente políticas integradas em relação a questões da mulher.A proposta foi apresentada pelos senadores Romeu Tuma e Efraim Morais (DEM-PB).

Outro tema em pauta na comissão, que se reúne a partir das 9h de quarta-feira (º), na Biblioteca do Senado, será a proposta de criação de uma Frente Parlamentar do Mercosul em Defesa da Infância e da Adolescência.