Representantes do Parlamento do Mercosul estarão em Fortaleza participando da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID 18, marcada para o período de 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções do Ceará. São 15 parlamentares membros da “Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura e Pecuária e Pesca” e da “Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo”. A participação da delegação do Parlasul na ICID 18 foi uma proposta de disposição apresentada pelo senador Inácio Arruda e aprovada na última reunião do Mercosul, em Montevideu, no Uruguai, no dia 09 de agosto.
A ICID 18 envolve mais de 90 países da África, Ásia e América Latina e cerca de dois mil participantes, e tem como meta incluir de forma efetiva as questões relacionadas aos efeitos do aquecimento global em regiões áridas e semiáridas nas agendas de debates nacionais e internacionais. O encontro vai gerar, consolidar e sintetizar dados e estudos sobre mudanças climáticas e identificar ações para promoção do desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas.
Mesa de Diálogo Parlamentar
A participação dos parlamentares na ICID 18 se dará através de atividade denominada Mesa de Diálogo Parlamentar, organizada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional Brasileiro. A participação parlamentar na Conferência buscará estabelecer uma interação com os demais grupos de pessoas que participam do evento. Para isso, os parlamentares se reunirão com representantes das três Convenções Ambientais das Nações Unidas – Mudanças Climáticas (UNFCCC), Diversidade Biológica (UNCDB) e Combate à Desertificação (UNCCD), organizações da sociedade civil e com representantes da academia – cientistas e pesquisadores.
De acordo com a organização do evento, serão organizadas três mesas de Diálogo, cada uma com um coordenador e um relator, indicados pela organização. A primeira mesa está marcada para as 14 horas do dia 16 de agosto, com representantes da sociedade civil organizada. O coordenador será o deputado Zezeú Ribeiro e o relator Francisco Eugênio Arcanjo. A Segundo Mesa de Diálogo, composta por parlamentares e representantes das três Convenções ambientais da ONU, será coordenada pelo senador Inácio Arruda e tem como relator Francisco Eugênio Arcanjo. A terceira e última mesa vai reunir parlamentares e cientistas, discutindo o avanço da ciência no tocante às questões relativas ao desenvolvimento sustentável das regiões secas
Após estes contatos, com a visão, demandas e expectativas destes grupos de atores que trabalham com questões relativas ao desenvolvimento sustentável das regiões semiáridas, o Grupo Parlamentar, se reunirá para discutir políticas voltadas a sustentabilidade do desenvolvimento nas regiões áridas e semiáridas, em acordo com os temas da ICID 18.