O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai liberar R$ 124,2 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para cursos de qualificação. O objetivo é capacitar os 150 mil trabalhadores que atuarão na Copa do Mundo de 2014, principalmente nas áreas de turismo e transporte.
O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na sexta-feira (27). A iniciativa faz parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para a Copa do Mundo de 2014.
Serão 25 cursos gratuitos em áreas como bilheteiro de metrô e de trem, cobrador de ônibus, frentista, motorista de ambulância, de ônibus urbano e de táxi, camareiro, cozinheiro, garçom, guia de turismo, manobrista, mensageiro, telefonista, recepcionista, artesão, vendedor ambulante, baianas de acarajé, empreendedor individual, entre outros.
Os cursos serão realizados, até 2014, nas 12 cidades sedes do mundial de futebol – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. As cidades localizadas do entorno das sedes também serão beneficiadas.
O secretário de Políticas Públicas de Emprego, do MTE, Carlo Simi, lembrou que o Brasil não está se preparando apenas para a Copa do Mundo, mas também para a Copa das Confederações em 2013 e as Olimpíadas de 2016. “Todos esses eventos se somam ao crescimento do País e é preciso qualificar a mão de obra brasileira para atender aos postos de trabalho que serão criados e que serão mantidos depois”, disse.