Desde o início deste mês, cadastradores contratados pela Prefeitura estão nas ruas do Bairro de Fátima realizando o Censo Territorial de Fortaleza. Inicialmente, cerca de 530 mil residências e comércios, distribuídos por todos os bairros da cidade, receberão a visita. O próximo bairro a ser visitado é o José Bonifácio. Em seguida, Benfica, Jardim América, Damas, Parreão e Vila União.
O Censo Territorial identificará como e para onde o município cresceu nos últimos anos, possibilitando planejar, de forma mais efetiva e segura, políticas públicas para a cidade e os cidadãos. Até o final de 2011, os cadastradores visitarão residências e comércios da Cidade para coletar as informações. De acordo com Silvana Fujita, coordenadora geral do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), órgão responsável pelo Censo, através do estudo “será possível extrair informações nas áreas de saúde, turismo, educação, habitação, para os projetos da Copa 2014, dentre outros, que servirão de base para aprimorar, ainda mais, o planejamento das ações da administração municipal”.
Com investimento de 16 milhões de reais, o sistema de informações geográficas, base do Censo Territorial, é o que existe de mais moderno entre os instrumentos utilizados para o planejamento de políticas em grandes metrópoles, como Fortaleza. Com um investimento de R$ 16 milhões de reais, a modernização do processo adotado para a coleta permite uma otimização dos processos de planejamento e redução de custos. Cidades como Curitiba (PR), Joinville (SC) e São Paulo (SP) já realizaram o Censo no mesmo modelo para nortear suas políticas. Neste momento, Belém (PA) passa por processo semelhante. A última atualização em Fortaleza foi realizada em 2003.
Para maior segurança da população, os cadastradores estão uniformizados com blusa e boné, além de crachá de identificação. Quando receber a visita, o cidadão pode ligar gratuitamente para o Fala Fortaleza (0800.285.0880) e confirmar nome e RG do cadastrador. Os dados também podem ser conferidos no endereço www.fortaleza.ce.gov.br/censo.