Gestores municipais e conselheiros de Assistência Social de todo o País têm acesso a uma nova ferramenta, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que permitirá o acompanhamento da evolução do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Para o acesso deverá ser utilizada a mesma senha já disponibilizada a gestores para outras consultas ao sistema SUASWeb – ferramenta de gestão disponível no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/suas/. Anteriormente, apenas os Estados tinham acesso aos dados do Censo Suas.
Promovido pelo MDS, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), o Encontro Nacional de Monitoramento do Suas teve como objetivo debater os resultados dos censos de 2009 referentes aos Cras e Creas, assim como propor estratégias para a melhoria das condições de funcionamento desses equipamentos públicos e dos serviços ofertados nas unidades, além de avaliar os avanços e desafios no processo de monitoramento do Suas.