Em vista da procura, foram prorrogadas as inscrições para seleção dos 325 alunos da qualificação especializada em tecnologia da informação da Universidade do Trabalho Digital (UTD) até segunda-feira (dia 19/07).
As aulas serão ministradas no prédio do Cine São Luís nos três últimos andares – 10º, 11º e 12º a partir do dia 2 de agosto, até 16 de dezembro. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), executada pelo Instituto Centec.
Todos os cursos são gratuitos e oferecem conteúdos avançados com 360 horas de aula em PHP avançado, Linux avançado, Java avançado, design gráfico, suporte e banco de dados, conectividade e segurança da informação e design de jogos (games).
As inscrições podem ser feitas no Centro de Formação de Instrutores (CFI) na rua Silva Jardim, 512 (fone 3253.5997) ou no Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Rua Francisco Pinto, 113 – 3º Andar), na sala do e-Jovem (fone 3283.2483).
As vagas da formação especializada em tecnologia da informação são destinadas a jovens de 16 a 29 anos, alunos da escola pública ou egressos que tenham feito algum curso anterior de informática, sendo 20% das vagas destinadas a estudantes do quarto semestre da área de
tecnologia da informação de Universidades ou cursos tecnológicos. A coordenadora pedagógica da UTD, Viviani Avelar, informa que do total de 360 horas do curso, 20 horas são de empreendedorismo.
Na próxima sexta-feira (dia 16), às 10h, no auditório do palácio Iracema, o secretário da Secitece, René Barreira, e o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, instalam a Universidade do Trabalho Digital, assinam o convênio entre as duas instituições e lançam editais da UTD em entrevista coletiva.
Além dos cursos de qualificação especializada em tecnologia da informação, a UTD dará cursos gratuitos para uma formação básica em informática nas ferramentas do BR Office (software livre), e apoio ao desenvolvimento de projetos que visem o empreendedorismo em tecnologia da informação.
Nesta terceira modalidade, serão apoiados 10 projetos durante cinco meses. Serão selecionados 30 alunos, sendo três por cada projeto inscrito por um professor com equipe com três alunos. Cada aluno terá direito a uma bolsa e cursos de empreendedorismo de 60 horas. Ao final
dos cinco meses, a UDT pretende que o projeto tenha avançado vir a incubar alguma empresa ou produto para ser lançado no mercado.