A diretoria do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,5 milhões para restauro e exposição no Brasil dos painéis “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari. Desde 1957, as obras estão instaladas no saguão do edifício-sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Os painéis medem 14 m x 10,58 m e 14 m x 9,35 m e foram presenteados pelo Brasil à ONU. A restauração será executada em ateliê aberto ao público no Rio de Janeiro e começa em aproximadamente quatro meses.
Os recursos para restauração serão destinados à Associação Cultural Cândido Portinari, responsável por trazer a obra para o País e pela organização de exposições. O apoio engloba desmontagem, transporte, restauro e armazenamento dos painéis enquanto durarem as obras de modernização no prédio da ONU, por aproximadamente três anos. O BNDES também patrocinará uma exposição do mural no Rio.
Os painéis “Guerra e Paz” constituem uma das obras mais emblemáticas do pintor paulista Cândido Portinari, além de instrumentos de difusão da arte e cultura do Brasil no exterior. Os painéis foram uma encomenda do governo brasileiro a Portinari e levaram quatro anos para serem concluídos. A intenção era que o Brasil expusesse na ONU uma obra representativa de sua arte e sua cultura.