Navio líbio com ajuda para Gaza aguarda orientações em porto egípcio


O navio líbio com ajuda humanitária para Gaza, que chegou quarta-feira ao porto egípcio de Al Arish, espera instruções da ONG líbia que fretou a embarcação para descarregar o material, informou nesta quinta-feira uma fonte oficial egípcia.

Segundo o governador da província do Norte do Sinai, Murad Muafi, "o capitão rejeitou atracar no porto até que receba ordens da organização Kadafi", em referência à ONG islâmica "Caridade Internacional e Associação de Desenvolvimento", dirigida por Seif Kadafi, filho do líder líbio, Muammar Kadafi.

Em declarações à rede de televisão estatal egípcia, Muafi acrescentou que o navio continuava a duas milhas do porto.

Muafi tinha declarado na quarta-feira que estavam sendo realizados preparativos no porto para receber o navio, e os responsáveis egípcios colaboram com a Cruz Vermelha, que está pronta para distribuir a ajuda assim que for descarregada.

Os remédios poderão atravessar diretamente ao território palestino através da passagem fronteiriça de Rafah, cerca de 45 quilômetros a leste de Al Arish, enquanto o resto da ajuda será entregue pelas autoridades egípcias a Israel através da passagem de Al Uga, antes de ser transferidas a Gaza.

"Al Amal" (a esperança), de bandeira moldávia, é propriedade de uma empresa grega e foi fretado pela ONG Caridade Internacional e Associação de Desenvolvimento.

A embarcação transporta duas mil toneladas de ajuda humanitária e partiu da Grécia no sábado com o porto egípcio de Arish como destino, segundo o manifesto de carga.

Quando o navio estava em alto-mar, o capitão e a ONG reconheceram que seu verdadeiro destino era Gaza.