O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou hoje em Lima que a América Latina "caminha madura" rumo à liberdade, integração e soberania.
O governante paraguaio, que realiza uma visita oficial ao Peru, enfatizou na sede do Congresso peruano que as nações da América Latina "amadureceram, têm experiência histórica e um arsenal jurídico" para fazer da região "um exemplo" de paz e integração.
"A União de Nações Sul-americanas é o espaço de convergência sul-americana onde se desenha a agenda comum. A Unasul pretende reimpulsionar o processo de integração latino-americana e reafirmar a unidade", destacou.
Lugo foi condecorado hoje pelo presidente do Legislativo peruano, Luis Alva Castro.
Após receber a condecoração, o governante assegurou que seu país aposta "na paz e integração" perante qualquer diferença entre os países.
Lugo também garantiu que a América Latina "superou uma crise global econômica que pôs o mundo em xeque" e atualmente "caminha madura rumo ao destino que se forma".
Ao mencionar os vínculos com o Peru, manifestou que, embora ambos os países não compartilhem uma fronteira comum, têm "a mesma identidade latino-americana".
Lugo iniciou hoje sua visita oficial ao Peru com uma reunião privada com o presidente peruano, Alan García. Depois disso, partiu para a sede do Congresso.
O governante se reunirá também com o presidente do Poder Judiciário peruano, Javier Villa Stein, e depois receberá as "chaves da cidade" do prefeito de Lima, Luis Castañeda, em um ato com o qual fechará sua visita oficial.
A delegação oficial no Peru inclui os ministros das Relações Exteriores, Héctor Lacognata; do Interior, Rafael Filizzola; da Saúde, Esperanza Martínez; o titular da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), César Aquino, e o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Hugo Ruiz Díaz.