Ao ser homenageado no 11º Encontro Nacional de Escolas Técnica (ENET), realizado na cidade de Natal, o senador Inácio Arruda destacou a importância das escolas técnicas na vida profissional das pessoas, proporcionando a inclusão social de milhares de jovens. “Quando peguei meu ‘canudo’ de eletrotécnica, no Ceará, percebi que não ficaria sem trabalho em lugar nenhum no mundo”, disse o senador, comentando o aumento significativo no número de escolas técnicas em todo o Brasil. “Em apenas oito anos de mandato do Presidente Lula, o número de institutos federais subiu de 100 para 214. A expectativa é que até 2010 sejam 600 novos institutos federais”.
O senador Inácio Arruda foi homenageado em reconhecimento a emenda ao projeto de lei de sua autoria, já aprovado no Congresso nacional, que destina 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. Na ocasião, foram homenageados também os outros senadores que contribuíram de forma direta para a aprovação do projeto: José Nery, Fátima Cleide e a deputada federal Fátima Bezerra. O 11º Encontro Nacional de Escolas Técnica (ENET) aconteceu no auditório do IFRN, promovido pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES. O ato foi marcado ainda pela apresentação da carta do ENET e da entrega do Projeto UBES Brasil.
Durante a solenidade de abertura do 11º ENET, o presidente da UBS, Yann Evanovick, comentou sobre a importância das escolas técnicas para a formação profissional dos jovens. “A UBES reafirma que o seu principal dever é contribuir para ampliar e fazer com que as escolas técnicas a cada dia tenham a qualidade necessária para formar grandes profissionais”.