Hospital São José


A Secretaria da Saúde do Estado inaugura nesta terça-feira, 27 de julho, às 9 horas, as novas instalações e estrutura do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), após as obras de reforma e ampliação que criaram 20 novos leitos de enfermaria para infectologia de adulto, no Bloco F.

Para a realização das obras, o Governo do Estado investiu R$ 863.988,58, em recursos do Plano de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado – MAPP da Saúde. Outros R$ 915.949,38 foram investidos em novos equipamentos para o HSJ que fica na rua Nestor Barbosa, 315, Amadeu Furtado.

Hospital da Secretaria da Saúde do Estado, o São José funciona como hospital de referência em doenças infecciosas no Estado do Ceará, integrante da rede SUS – Sistema Único de Saúde. Possui uma área construída de 4.700m2 e uma capacidade de internamento com 68 leitos de infectologia adulto, 21 leitos de infectologia pediátrica, 15 leitos de Hospital Dia, 7 leitos de UTI, totalizando 111 leitos,além dos 20 novos leitos do Bloco F.

Entre os serviços finais mais procurados estão os de ambulatório especializado e consultório 24 horas para emergência em doenças infecciosas. O HSJ desenvolve também outros serviços complementares para portadores HIV e pacientes acompanhados em serviço, áreas de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Assistência Social. Em junho deste ano, o HSJ realizou 2.488 atendimentos ambulatoriais e 152 internações.

O Hospital possui Centro de Estudos atuante e dispõe de coordenadorias de ensino e pesquisa, estágios, internato e residência médica. Desenvolve atividades de ensino por meio de residência Médica e concessão de estágios curriculares e extra-curriculares e de capacitação profissional nas diversas áreas. A unidade dispõe de programas de estágios oficializados através de convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que encaminha ao HSJ várias instituições acadêmicas na área da saúde.

Passaram por treinamento e capacitação no HSJ no ano passado 65 residentes oriundos de outras instituições e 9 próprios da instituição. Outros 119 acadêmicos de medicina e 4 de enfermagem cumpriram estágio obrigatório de internato no HSJ em 2009.