Dados do Ideb


O Ministério da Educação (MEC) avalia: o Ceará é o estado do Nordeste com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No entanto, e apesar de ter melhorado o desempenho, não alcança a média nacional nas duas etapas do ensino fundamental.

O indicador é mensurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do órgão federal. O Ideb se propõe a medir a qualidade da educação no País considerando as taxas de aprovação dos estudantes e as notas deles nas avaliações nacionais de língua portuguesa e matemática.

Os dados divulgados agora pelo MEC são referentes a 2009. O índice é calculado de dois em dois anos, numa escala de zero a dez. Em geral, considerando as escolas públicas e particulares na zona urbana do Estado, o Ceará obteve 4,4 na primeira etapa do ensino fundamental, até a 4ª série. Da 5ª à 8ª, o Ideb cearense foi de 3,9.

No Ensino Médio, de 3,6. Nos três níveis de ensino, foi superior aos outros estados do Nordeste. Em relação a 2007, os índices também cresceram. A maior evolução foi nas séries iniciais, de 15,7%.
O aumento é maior do que o do País no mesmo período, de 9,5%.

Assim como Brasil, o Estado alcançou ou até superou as metas que haviam sido projetadas de melhoria para a educação nos níveis avaliados. No entanto, segundo as projeções do MEC, só é esperado que o Ceará alcance o índice 5 no Ideb a partir de 2019 na primeira etapa do ensino fundamental. Para a segunda etapa e o ensino médio, a meta foi fixada apenas para daqui a 11 anos.

Ranking nacional
Ainda em 2009, o Ceará ficou com a décima maior nota no Ideb para as séries iniciais do ensino fundamental. No topo da lista, Minas Gerais e Distrito Federal dividem a primeira posição, com índice de 5,6. O pior Ideb foi atribuído ao Pará: 3,6. Nessa mesma etapa do ensino, as regiões Norte e Nordeste ficaram com o pior Ideb: 3,8.
A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) foi procurada para comentar o Ideb 2009 mas informou, por meio da assessoria de imprensa, que o órgão ainda aguardava receber todos os dados do Ministério da Educação para se manifestar.

SAIBA MAIS

E-MAIS

IDEB

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, mas compila dados a partir de 2005.

AVALIAÇÃO

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.

METAS

As metas estabelecidas pelo Ideb fixam um índice mínimo a ser atingido por todas as escolas e também pelas redes estaduais,municipais e federais de educação.

DESEMPENHO
Até 2022, o objetivo é que o Brasil chegue a uma média de desempenho de 6,0, correspondente ao patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2005, a média do Brasil era de 3,8.