O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na próxima segunda-feira, em Brasília, um pacote de benefícios às 12 cidades-sedes da Copa-2014, segundo informações do jornal O Globo. Os municípios terão facilidades para os financiamentos de obras de infraestrutura urbana necessárias à realização do torneio.
A medida provisória pretende fazer com que as cidades possam ter limites para endividamento mais flexíveis, assim como diminuir a burocracia e autorizar que os projetos da próxima Copa e dos Jogos-2016 “furem a fila” em relação ao financiamento pelo BNDES. Os planos relacionados ao Mundial de futebol serão colocados em uma fila paralela.
A intenção do governo é de acabar com os principais entraves para a execução dos projetos, o financiamento e o endividamento. No ato, são esperados os prefeitos das 12 cidades beneficiadas, além dos governadores dos estados e do Distrito Federal.
Também é esperada a assinatura do termo de compromisso entre governo federal, estados e municípios, definindo as competências de cada um em relação à segurança e saúde e a quantia destinada a essas áreas.