Será realizada, no segundo semestre de 2011, a 4ª Conferência Nacional do Esporte (CNE). O anúncio foi feito nesta semana, durante reunião de integrantes do Conselho Nacional do Esporte, da Comissão Organizadora e funcionários do Ministério do Esporte.
No mês passado, de 3 a 6 de junho, foi realizada em Brasília a 3ª CNE, após as etapas municipais e estaduais. O encontro teve o objetivo de elaborar o Plano Decenal de Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas e prazos para o desenvolvimento do setor no País.
O “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais” foi construído durante três dias de atividades.
A 3ª CNE contou com a participação de 1.030 delegados, escolhidos nas etapas estaduais e municipais, para definir as linhas estratégicas prioritárias do plano. A meta principal é projetar o País entre as dez principais nações olímpicas do mundo.
O processo de estruturação da conferência durou sete meses, contou com 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres, nos 26 estados e no Distrito Federal. Antes disso, o Ministério do Esporte havia organizado duas edições: em 2004 e 2006.