Até o final de agosto, será lançado o edital dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura que vai escolher as dez melhores propostas de animação em 35mm ou Hi-8 HDCam com tema desenvolvimento sustentável e biodiversidade no Ano Internacional da Biodiversidade.
Os vencedores vão receber R$20 mil cada para a realização dos filmes. Os dez trabalhos do ano passado, ainda inéditos, vão estrear em São Paulo, no mesmo dia do lançamento do novo concurso, e serão exibidos no circuito de tvs públicas do País.
Os interessados terão 180 dias para formatar suas propostas e apresentá-las à comissão julgadora a partir da publicação do edital. A primeira edição do concurso, sobre mudanças climáticas, teve 167 inscritos.
A proposta do minuto de animação é do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA. A opção pelo formato de um minuto foi escolhida para facilitar a chegada dos trabalhos ao público na tv e na mídiaeletrônica. A veiculação é livre, desde que sem fins lucrativos, por emissoras comerciais interessadas.