Confirmado! A empresa eslovena Keter vai produzir energia elétrica no Ceará por meio da biodigestão, já em 2011, confirmou, ontem, o diretor da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Fernando Pessoa. A agência participa do All About Energy, evento do ramo de energias renováveis, que teve início dia 29, terça-feira, e segue até amanhã, dia 2.
Com um terreno localizado na cidade de Pacajus, a Keter vai investir, inicialmente, cerca de 30 milhões de euros (cerca de R$ 66 milhões) em uma usina com capacidade para produzir 5 Megawatts (MW) por ano.
“Essa empresa detém a tecnologia de ponta em biodigestores”, garante Pessoa. Como matéria-prima, podem ser utilizados vinhaça (resíduo líquido) da cana-de-açúcar, capim elefante, pedúnculo do caju, além de cama (esterco) de frango e de vaca. “Esses ‘restos’ são transformados em gás metano, etanol, vapor e compostos orgânicos para gerar eletricidade”, explica.
O projeto é uma parceria com indústrias do agronegócio, como a Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne), a Granja Regine e a Avine – todas cearenses. Conforme o diretor, as parceiras vão fornecer os insumos em troca de energia. Pessoa destaca que o fator de aproveitamento é de 99%, isto é, quase a totalidade da capacidade de geração pode ser utilizada.
Microgeração
O Governo do Estado do Ceará pretende incentivar a geração de energia de baixa tensão, que poderá ser produzida nas residências. Para isso, já iniciou um processo de incentivo à mudança na legislação que só permite a geração de energia comercial de alta tensão, segundolembrou Pessoa.
“Serão turbinas eólicas de pequeno porte e energia solar em forma de geração distribuida. O objetivo é disseminar a geração de energias renováveis, mas para pequenas potências, de forma que você consiga gerar energia da sua casa”, disse o diretor.
A previsão é que a ideia, já em fase de projeto, seja executada próximo ano. “A legislação já está sendo trabalhada há dois anos. Daqui do All About Energy vai ser assinada uma carta cobrando mudanças para o Governo Federal e para os candidatos à presidência nas eleições deste ano”, informou.
O senador Inácio Arruda participou ontem do evento sobre energias renováveis no painel Politicas Públicas com a palestra “Mudanças Climáticas: A contribuição do Legislativo para o Uso da Energia Renovável no BRasil – Visão Desenvolvimentista sob os Aspectos: Infra-estrutura, Industrial, Ambiental e Social."
Energia Solar
ATLAS SOLAR. O Governo do Estado, por meio da Adece, prepara o primeiro atlas solar do Ceará. “É um instrumento fundamental para atração de investimento”, diz o diretor Fernando Pessoa.
FIES. O Fundo de Incentivo à Energia Solar do Ceará, cuja criação O POVO antecipou em 2 de junho de 2009, está na fase da chamada pública, para receber os interessados em comprar ou vender energia solar. As chamadas devem seguir até o início de 2011.
POWER FUTURE. O All About Energy é o mesmo Power Future, só mudou de nome. Este ano, houve ampliação do evento, com mais participantes de outras modalidades de energia, como a solar e a biomassa, informou Joana Ferreira, presidente da comissão executiva do evento.
NEGÓCIOS. O evento teve, ontem, uma rodada de negócios, que incluiu compras, vendas, parcerias e início de negociações.
NÚMEROS
30
MILHÕES DE EUROS É O VALOR PARA AS OBRAS DE INSTALAÇÃO DA USINA NO CE
5
MW POR ANO É A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA USINA DE BIODIGESTÃO