Um Computador por Aluno


O Instituto UFC Virtual lança nesta quarta-feira (), às 8h30min, no Ceará, o programa Um Computador por Aluno (UCA), que objetiva criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliando o processo de inclusão digital escolar para a promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

O evento ocorre no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. Durante o lançamento, haverá um laboratório equipado com os laptops educacionais para demonstração.

No Ceará, o programa é realizado pela UFC em parceria com a União dos Dirigentes Municipais do Ceará (Undime-CE) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

O UCA será implantado, inicialmente, nos municípios de Fortaleza, Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral, totalizando nove escolas de Ensino Fundamental e Médio. Elas já receberam mais de 3.600 laptops educacionais.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carneiro de Mendonça, de Maracanaú, também será contemplada com 500 laptops educacionais do modelo XO, doados pela Fundação OLPC, presidida pelo cientista Nicholas Negroponte, o criador do conceito "um computador por criança", que serviu de inspiração para a criação do Programa UCA. Apenas quatro escolas no Brasil receberam doações de computadores da Fundação OLPC.

Após a solenidade de lançamento do UCA no Ceará, será iniciada a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais (NTE e NTM) das secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados. Eles serão responsáveis pela formação dos professores, atuando diretamente nas escolas integrantes do Programa.

O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade encarregada pelo Ministério da Educação para a implantação e a formação de professores do UCA no Estado do Ceará e, também, responsável pela formação das equipes das universidades que implantarão o Projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

Mais informações podem ser obtidas nos sites www.uca.org.br e uca-ce.blogspot.com.