Telecentros comunitários


Até o momento, por parte do programa, já foram entregues 7 mil telecentros para 5.480 municípios. Esse total indica que 98,25% dos municípios do Brasil têm, pelo menos, um Telecentro Comunitário. Essas unidades geralmente são compostas por 11 computadores cada, além de impressora a laser, projetor data-show, um roteador para acesso à internet e móveis como armários, cadeiras e mesas.

No entanto, cabe às prefeituras selecionar um local para instalação dos equipamentos e de monitores para atendimento ao público.

Segundo o coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, a intenção é incentivar a população a visitar a biblioteca, diversificar as fontes de consulta e oferecer, a toda a comunidade, acesso gratuito às novas tecnologias.

“Nosso objetivo é garantir que a biblioteca pública continue sendo um local de democratização do acesso à informação e ao conhecimento”, afirma. Os novos telecentros deverão ser instalados até o final do ano.

Para maiores informações, é preciso entrar em contato com a Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais, pelo número () 3311-6178 ou pelo e-mail: [email protected]