Valorosos e combativos membros da União da Juventude Socialista, impossibilitado de participar do 15º Congresso da UJS manifesto a confiança e a certeza da reafirmação do protagonismo de nossa juventude na defesa da Soberania Nacional e da construção de um Novo Programa Nacional de Desenvolvimento.
A União da juventude Socialista é força impulsionadora importante para garantir a vitória das forças democráticas, progressistas e populares nas eleições deste ano. A juventude já demonstrou a sua luta e determinação no Araguaia, no campo e na cidade.
Sou testemunha da bravura da UJS em defesa do Brasil, da educação pública, gratuita e de qualidade. Por isso, conclamo todos os jovens deste congresso a cerrarem fileiras para garantir definitivamente a aprovação da emenda da UBES e UNE que determina a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para educação.
Tenho convicção que a vitória conseguida no Senado, onde tive a honra de ser um dos autores da emenda dos 50% dos recursos do Pré-sal, só teve êxito em virtude da ampla mobilização da juventude. Essa vitória precisa agora ser garantida na Câmara dos Deputados e confirmada com a sanção do Presidente da República.
Castro Alves, um dos maiores nomes da literatura brasileira, o poeta dos escravos, do povo e da liberdade, ao se dirigir à juventude em seu poema “O Século”, escrito em 1865, assegura:
“Toda noite-tem aurora,
Raios- toda escuridão,
Moços, creiamos, não tarda,
A aurora da redenção.”
Este mesmo espírito libertário com certeza continuará vivo em nossa juventude.
Viva o Congresso da UJS! Viva a União da Juventude Socialista!
Um forte e caloroso abraço
Inácio Arruda
Senador da República – PC do B Ceará