Revista


Nesta quarta-feira (), às 19h, a UFC lança, na Reitoria, a 55ª edição da revista Universidade Pública, que comemora 10 anos documentando a produção acadêmica e estimulando a Universidade a pensar além-muros.

O evento também celebrará os 55 anos de fundação da UFC – homenageará aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso da revista.

Uma "revista da Universidade? Ih, não chega ao segundo número". Em julho de 2000, data da primeira edição da revista Universidade Pública (UP), comentários como esse eram comuns. Em um momento de escassez de investimentos, qualquer projeto que dependesse de financiamento contínuo estava condenado ao fracasso. Mas, apesar das expectativas pessimistas, a publicação sobreviveu e se afirmou.

A UP foi responsável por traduzir, de forma simples, boa parte do conhecimento científico gerado na Universidade, substituindo citações e notas de rodapé pela linguagem jornalística.

Reportagens, entrevistas, resenhas e artigos curtos procuram documentar o dia a dia da UFC, à medida que abrem espaço para que a comunidade universitária exponha suas atividades, projetos, opiniões.

Conforme explica o fundador e primeiro editor de UP, Paulo Mamede – atual coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – um dos fatores determinantes para a criação da revista "foi a descoberta de que a Universidade não se conhecia. Cursos do mesmo departamento não sabiam o que o outro produzia. Existiam barreiras intransponíveis", comenta.

INDEPENDÊNCIA – O Reitor da UFC à época da fundação de UP, Roberto Cláudio Frota Bezerra, relembra o que lhe fez estimular a iniciativa: "Duas características me atraíram, a de não ser uma publicação \’chapa branca\’ da Reitoria e a de ser auto-financiada (haveria um esforço do editor para atrair instituições não universitárias que pudessem cobrir o custo de edição em troca de espaço publicitário institucional)".   

A captação de recursos através de convênios estabelecidos principalmente com entidades públicas, como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa, além do auxílio das fundações de apoio à UFC, como Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), mostraram-se imprescindíveis para essa empreitada.

Assim, foi possível manter, a cada dois meses, uma tiragem de cinco mil exem-plares, que hoje chega à casa de todos os professores da UFC, aos departamentos, faculdades e centros da Capital e Interior, além de ser distribuída entre as bancadas parlamentares e governos nos âmbitos municipal, estadual e federal, o conjunto das universidades públicas brasileiras, sindicatos e todas as redações de jornais, rádios e TVs do Estado.

NOVIDADES – Para comemorar sua primeira década, a 55ª edição de UP traz entrevista exclusiva com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que comenta temas relevantes, como a proposta de extinção do vestibular tradicional e a expansão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e faz um balanço do Ensino Superior brasileiro ao longo dos oito anos da atual gestão presidencial.

A edição discute, ainda, os principais desafios da UFC para os próximos 10 anos. Reportagens sobre as novas tendências educativas e a internacionalização da Universidade também poderão ser conferidas.

Os avanços do complexo hospitalar e os rumos da gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand também são assuntos contemplados na mais recente edição de UP.

É claro que não poderia faltar uma matéria especial sobre os 10 anos da revista, em que a atual editora, jornalista Ana Rita Fonteles, descreve reportagens marcantes e relembra os principais personagens que passaram pelas páginas de UP.