Os nove estados da região Nordeste terão 339 novas Agências da Previdência Social (APS) ao final do Plano de Expansão (PEX) da Rede de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Atualmente, a região possui 302 agências e, com o plano, a rede terá 640 APS. Os municípios de Tauá, no Ceará, Campo Alegre e São Sebastião, em Alagoas, já ganharam unidades novas PEX.
Para este mês estão previstas outras três inaugurações na região, em Águas Belas (PE), Coreaú (CE) e em Itabaianinha (SE). E nos primeiros dias de julho serão entregues as agências em Cururupu (MA), Junqueiro e Teotônio Vilela (AL), e Poço Verde e Poço Redondo (SE).
O PEX, lançado em fevereiro de 2009, prevê a construção de 720 novas agências em todo o País, sempre em cidades com mais de 20 mil habitantes. O Nordeste é a região mais beneficiada, reunindo 47% do total previsto para o País. Das agências previstas para a região, 48% estão com as obras em andamento e 154 podem ser entregues até o final deste ano.
Tauá foi a primeira APS do plano inaugurada no Brasil, em novembro de 2009. Desde sua abertura até o mês de março, a agência já mantém 393 benefícios, entre novas concessões e transferências solicitadas pelos segurados, provenientes, em sua maioria, das zonas rurais de Tauá e dos municípios de Quiterianópolis, Arneiroz e Parambu.
A instalação da agência na cidade beneficiou, ao todo, 117,6 mil pessoas que moram na região, segundo a estimativa de população para 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agência atende diariamente a cerca de 70 pessoas que deixam de percorrer os mais de 170 km que separam Tauá de Crateús, como faziam antes.
Investimentos
A Previdência Social está investindo R$ 614,7 milhões para expandir sua rede de atendimento, formada, atualmente, por 1.131 agências, instaladas em 977 cidades brasileiras. Com a execução do PEX, 1.684 municípios, em todo o País, terão unidades fixas do INSS. Cerca de 30,8 milhões de pessoas serão beneficiadas com a ampliação da rede.
A Previdência Social também está investindo na recuperação e modernização da atual rede de atendimento. Todas as agências estão sendo reformadas, ampliadas ou, até mesmo, transferidas para prédios próprios. Atualmente estão em execução 373 obras de reestruturação da rede de atendimento e outras 163 já foram concluídas. O total de investimentos para a expansão e recuperação da rede é de R$ 1,1 bilhão.