O 6º prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estimula estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado a produzir redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. As inscrições estão abertas e vão até 15 de setembro.
O concurso objetiva estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no País, suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero podem concorrer na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero. Será escolhida uma escola por região, com prêmio de R$ 10 mil. Para a categoria estudante de ensino médio são duas possibilidades: etapa nacional e estadual. Ao todo, serão 27 vencedores agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.
Nas categorias estudante de doutorado, mestre, graduado, especialista e mestrando e estudante de Graduação, serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Os textos vencedores recebem premiações em dinheiro e bolsas de estudo. Ao todo as três categorias receberão R$ 23 mil.
A divulgação dos resultados estará disponível aqui até 19 de novembro. O prêmio será entregue em solenidade prevista para dezembro, em Brasília.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC), e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.