Etanol na África


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Tabuleiros Costeiros, Aracaju, SE tem intensificado ações de cooperação internacional para desenvolver a produção de cana-de-açúcar em países da América e África.
 
A Embrapa alinha seus esforços ao fortalecimento da política de expansão da atuação internacional por meio da criação de Laboratórios Virtuais (Labex) e de ações de cooperação e transferência de tecnologias para o desenvolvimento da agricultura em outros países.
 
África
Desde a sexta-feira, 4 de junho, o pesquisador especializado em melhoramento, Marcelo Aguiar, que atua na Unidade de Execução de Pesquisas (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo (AL), está em missão de cooperação na República do Congo, na África.

O projeto para o Congo é a ‘Formação de Recursos Humanos e Transferência de Tecnologia para Apoio ao Programa Nacional Congolês de Modernização do Setor Sucroalcooleiro’. A iniciativa que compõe o acordo de cooperação econômica, científica, técnica e cultural entre os governos do Brasil e da República do Congo, em vigência desde 1982.
 
Entre as ações previstas estão a capacitação de técnicos congoleses nas áreas de gestão de programas públicos e produção de cana-de-açúcar para etanol prevendo a modernização do setor sucroalcooleiro, além da identificação e transferência de material genético brasileiro adaptável às condições do país africano.
 
América Central
Durante o mês de abril, os pesquisadores Antônio Santiago, coordenador da UEP-Rio Largo, e Manuel Cuenca, especialista em estudos socioeconômicos, participaram de missão de cooperação da Embrapa a El Salvador, na América Central. Os pesquisadores prestaram apoio na primeira fase de execução do projeto ‘Adoção de tecnologias modernas para a produção de etanol em El Salvador’, desenvolvido pelo Centro Nacional de Tecnologia Agropecuária e Florestal (Centa).