Embrapa


Interessados em enviar pré-propostas para a Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica (Africa-Brasil Agricultural Innovation Marketplace) tem até 15 de julho para se inscrever.

Lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em maio de 2010, dentro do Diálogo Brasil-África, a ideia tem apoio do Ministério das Relações Exteriores.

O programa já conta com investimento de 3 milhões de dólares de organizações internacionais para um período de três anos. Podem se inscrever pesquisadores brasileiros (da Embrapa) e africanos (de instituições de agricultura do continente). As inscrições serão realizadas apenas pela internet, através do site da plataforma.

Dentre as áreas temáticas do programa estão tecnologias para aumentar a produtividade, melhoramento no manejo de recursos naturais, fortalecimento de políticas, instituições e mercados, entre outros.

Após o término das inscrições, os dois meses seguintes serão reservados para análise, seleção e aprovação dos projetos. Em outubro, um fórum debaterá o resultado da seleção, visando a implementação dos projetos.

A ação é mais um canal que dá ao governo brasileiro condições de apoiar os países do continente africano na luta pelo combate à fome e à pobreza. A parte africana da iniciativa é coordenada pelo Forum for Agricultural Research in Africa (Fara).

O International Fund for Agricultural Development (Ifad), Banco Mundial (Bird), Departament for International Development (DFID) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) já aderiram à plataforma. Outros parceiros internacionais também já manifestaram interesse em participar.