Os direitos e garantias do trabalhador cearense vão voltar a ocupar uma praça pública no centro de Fortaleza. Entre os dias 20 e 22 do mês de maio, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região e outras 19 instituições e órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário realizam a segunda edição do "Mundos do Trabalho na Praça". O objetivo do programa é concentrar em um só lugar serviços e informações oferecidas pelo Estado ao trabalhador.
Durante três dias, a população poderá ir à praça localizada no centro de Fortaleza para procurar emprego, emitir documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho, participar de cursos e oficinas e obter informações sobre direitos e garantias dos trabalhadores. Ao todo, serão oferecidos cerca de 20 serviços, cinco oficinas temáticas, além de informações sobre programas e políticas públicas municipais, estaduais e federais destinados ao trabalhador.
"O cidadão que passar pela Praça do Ferreira encontrará uma representação de quase todos os serviços e informações oferecidos pelo Estado ao trabalhador do Ceará, do cadastro e encaminhamento ao emprego à orientação jurídica" diz o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente. Ele também destaca que o evento contará com apresentações culturais de músicos do Ceará e exposições temáticas.
Na primeira edição do programa, realizada em dezembro do ano passado, cerca de 6.000 pessoas foram atendidas pelas instituições participantes. Os serviços mais procurados foram o encaminhamento ao emprego e a emissão de documentos. Na ocasião, o TRT/CE também distribuiu quase 10 mil exemplares da cartilha Eu e Meu Emprego, com informações sobre direitos trabalhistas.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT/CE e uma das responsáveis pelo Mundos do Trabalho na Praça, Adelaide Gonçalves, uma das principais virtudes do programa é a possibilidade de aproximar a população ainda mais dos serviços oferecidos pelo Estado. "Quando juízes, professores, procuradores e servidores deixam seus gabinetes e vão à praça, há um alargamento da busca por direitos por parte do cidadão, garantindo também uma ampliação da noção de cidadania", explica Gonçalves.
Para participar das oficinas e cursos ou ter acesso a um dos serviços oferecidos pelo Mundos do Trabalho da Praça não é preciso fazer inscrição nem pagar qualquer taxa. Basta ir à Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, entre os dias 20 e 22 de maio. A programação começa todos os dias às 8h e segue até as 17h.
Além do TRT/CE, a população encontrará na Praça do Ferreira postos de outros órgãos e instituições como, por exemplo, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), Assembleia Legislativa do Ceará, Procuradoria Regional do Trabalho, Sebrae e Universidade Federal do Ceará.