Seleção Unificada


A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, terá novas regras. O sistema define candidatos para as vagas nas universidades e institutos federais e outras instituições para o segundo semestre de 2010. A adesão das instituições começa ainda nesta semana, quando o MEC publica portaria definindo os procedimentos.
 
O anúncio foi feito pela Secretaria de Educação Superior do MEC nesta segunda-feira (10). Para os estudantes, que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, será feita uma única rodada de inscrições, de 10 a 14 de junho. Ao inscrever-se, o aluno poderá fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e poderá alterar suas opções até o final do período de inscrição.
 
Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Após as três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. “As novas regras visam melhorar o preenchimento das vagas em espaço de tempo mais curto do que na primeira edição”, afirmou a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.
 
As inscrições ao Sistema de Seleção Unificada acontecerão no mesmo período de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni).