Política atrai juventude venezuelana


Dos 110 candidatos a deputados e seus respectivos suplentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv), 44 são jovens, informaram nesta quarta () autoridades dessa organização. O coordenador nacional da Juventude do Psuv, Héctor Rodríguez, disse à imprensa que a eleição do domingo passado significou uma mostra de apoio das bases à juventude venezuelana.

Dos 44 jovens, 27 optarão por um assento na Assembleia Nacional, nas eleições que se realizarão o próximo 26 de setembro e o restante se colocará no pleito como suplentes. "O PSUV submeteu  à consulta de sua militância os candidatos nas 87 circunscrições eleitorais, com respaldo em massa aos jovens postulados", sublinhou Rodríguez.

Em sua opinião, estes resultados são demonstração de como se consolida no país a democracia participativa e confirmam que, na Venezuela, "a juventude não é só o futuro, mas o presente que responsavelmente constrói um futuro melhor".

Rodríguez recordou que, nos anos 90, só havia 300 mil cotas universitárias e era nulo o apoio ao esporte e à cultura; hoje a matrícula supera os dois milhões, além de haver um forte respaldo oficial aos esportistas e artistas.

Nas eleições internas do PSUV, mais de dois milhões e meio de militantes do partido votaram para escolher a seus 110 candidatos nominais e 110 suplentes, em um processo sem antecedentes no país sul-americano.

Segundo as regulações eleitorais venezuelanas, dos 165 assentos da Assembleia Nacional, 110 são escolhidos nominalmente e os outros 55, em listas.

O presidente do PSUV e do país, Hugo Chávez, tem pedido a seus seguidores que realizem uma campanha de alto nível para garantir dois terços da Assembleia Nacional e poder aprofundar o enfoque socialista do processo de mudanças que encabeça desde 1999.