ONU premiará Lula por dar prioridade ao combate à fome no seu governo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, na próxima semana, o prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome, entregue pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), que é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Lula foi escolhido por ter priorizado o combate à fome nos seus dois mandatos, segundo informações da ONU. O prêmio vai ser entregue em mãos pelo diretor-executivo do PAM, Josette Sheeran.

Sheeran elogiou o “papel ativo” desempenhado pelo governo Lula nos esforços para executar programas e apoiar ações externas, em outros países, no combate à fome. Segundo ele, uma das ações de mais destaque por parte do Brasil foi a cooperação para a reconstrução do Haiti – devastado depois do terremoto, de 12 janeiro, que destruiu a maior parte do país, provocou mortes e deixou milhares de desabrigados.

O diretor-executivo do PAM vai visitar os projetos executados por meio do programa Fome Zero em Brasília e em outras capitais brasileiras. Para ele, um dos projetos mais interessantes do governo Lula é o que se destina às doações de refeições escolares, incentivando as crianças e os adolescentes para que frequentem as salas de aula com a certeza de que receberão alimentação de qualidade.

No final mês passado, a revista semanal norte-americana Time elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos nomes mais influentes do mundo. Ele foi citado numa lista com 100 nomes de categorias como líderes, pensadores, heróis e artistas. O texto do cineasta Michael Moore disse que o brasileiro se destaca pelos esforços em por em prática programas sociais, como o Fome Zero.

Em 2009, os jornais Le Monde, da França, e El País, da Espanha, escolheram Lula como personalidade do ano por sua atuação de liderança na América Latina.