A UNE, UBES e ANPG realizam novo ato em Brasília, nesta quinta-feira (/5). A manifestação será pela campanha que reivindica “50% do Fundo Social do Pré Sal para a Educação” e a concentração é no Museu Nacional Honestino Guimarães, às 10h30. A passeata é motivada pelo retomada da pauta do pré-sal no Congresso Nacional.
O Congresso está prestes a aprovar leis que vão regulamentar a extração do petróleo na camada Pré-Sal, desde o modelo de exploração até a aplicação dos recursos que podem colocar o Brasil em outro patamar de desenvolvimento. “Isso dependerá de muita mobilização e unidade. Só assim alcançaremos o financiamento necessário para transformar a educação no Brasil e construir um país melhor”, declarou Augusto Chagas, presidente da UNE, que chama os estudantes às ruas mais uma vez, a exemplo da Jornada de Lutas que mobilizou milhares de brasileiros por todo o país em março.
A manifestação é organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG), e vai se concentrar a partir das 9h30 na Esplanada dos Ministérios, em frente à Biblioteca Nacional.
Entidades pressionam Legislativo
Uma comissão de estudantes será recebida pelo líder do governo da Câmara, Romero Jucá. As lideranças querem pressionar o poder legislativo para que a aprovação do Projeto de Lei nº 7 de 2010, que cria o Fundo Social do Pré Sal, seja acelerada e votada ainda este mês.
As entidades estudantis também querem aprovar a Emenda ao projeto de lei nº 7, reivindicando que 50% do total da receita obtida pelo Fundo Social “deverão ser aplicados em programas direcionados ao desenvolvimento da educação pública, básica e superior". Os autores da Emenda são as senadoras Fátima Cleide (PT-RO) e Ideli Salvatti (PT-SC) e os senadores João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Na justificativa, os parlamentares ressaltam a importância da educação com indutora do projeto de desenvolvimento nacional:
“As carências educacionais são apontadas como um dos principais gargalos ao desenvolvimento nacional. Sem maciços investimentos na universalização e na qualidade da educação básica, profissional e superior não teremos cidadãos preparados para ampliar o parque científico e tecnológico nacional, incrementar a indústria e colocar o Brasil em condições de competitividade internacional”
Serviço
Ato: Pré-sal para a educação e por um novo marco regulatório do petróleo
Data: 20 de maio
Horário: 10h30
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães (ao lado da Biblioteca Nacional)