O senador Inácio Arruda esteve nesta terça-feira (18), no 2º Encontro Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores, defendendo o projeto que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, “estratégico para o futuro do nosso País e do mundo”. Trata-se de um projeto de autoria de Inácio, que está para ser votado na Câmara. Inácio explicou que é preciso reduzir a jornada de trabalho para que mais pessoas possam trabalhar mais e melhor.
Ao lado do presidente do IPEA, Marcio Pochmann, Inácio Arruda participou do painel: "A Promoção e a Estabilidade no Emprego e o Resgate das Lutas de Classe" e "Redução da Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais". O encontro, que reúne em Brasília, 23 entidades — entre confederações e centrais sindicais — tem como lema: “Em defesa da unicidade sindical, do emprego e dos direitos trabalhistas”.
Ainda segundo o senador, difícil é o confronto entre o capital e o trabalho. “Muita gente tem medo, muita gente receia. Redução da jornada de trabalho é o enfrentamento mais aguçado para distribuir a riqueza produzida com os ganhos de produtividade”, acrescentou.
Uma das deliberações já aprovadas pelo Fórum é o total apoio a aprovação da PEC 231/95 que reduz a jornada de trabalho. De acordo com o Inácio Arruda, os trabalhadores presentes ao encontro reafirmaram que não aceitarão negociar a redução da jornada para 42 horas semanais, como foi cogitado na Câmara dos Deputados.
A redução da jornada de trabalho já era bandeira do movimento sindical em 1988 quando o Centrão se uniu e derrotou as quarenta horas. “Mas, pode ser agora novamente”.
Sobre o Fórum
A segunda edição do encontro está discutindo temas importantes para a classe trabalhadora, além de propor uma ação conjunta do movimento sindical nacional em torno da luta pelos direitos trabalhistas e sindicais.
Além dos debates, houve ainda uma homenagem a Luiz Tenório de Lima, falecido no dia 23 de janeiro deste ano. Tenorinho, como era conhecido, foi um dos maiores líderes sindicais do país, militando durante anos no Partido Comunista Brasileiro.