Os beneficiários do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), já conseguem abrir conta corrente em bancos e ter poupança. Isto foi possível graças ao Projeto de Inclusão Bancária criado pelo ministério em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A medida promove a inclusão de um público excluído da rede bancária por vários fatores, como a falta de documentação (comprovante de renda ou de moradia). Para ampliar o debate em torno do projeto e prestar esclarecimentos a gestores e beneficiários do Programa Bolsa Família, o MDS realiza teleconferência na próxima segunda-feira (17), das 16h às 17h30 (horário de Brasília).
A transmissão do programa acontecerá ao vivo e gestores poderão enviar perguntas por meio de telefone e fax, cujos números serão divulgados ao longo do programa. O debate poderá ser assistido pelo site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela NET – em cidades que captam o sinal da NBR (veja lista abaixo) – pelo canal 146 da Sky (TV a cabo) e ainda pela OiTV (apenas na cidade do Rio de Janeiro).
Participam da teleconferência a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto; o diretor do Departamento de Benefícios, Anderson Brandão; e o gerente nacional do Programa Bolsa Família na Caixa Econômica Federal, Mauro Henrique Macedo Pessoa.
Inclusão bancária – A meta do Projeto de Inclusão Bancária é alcançar 4 milhões de famílias até o final de 2010. Atualmente, 1,95 milhão de famílias do Bolsa Família já possuem conta corrente simplificada na Caixa Econômica Federal. As contas simplificadas são isentas de taxas e estão sendo abertas com a apresentação de documento de identidade, sem exigência de comprovação de renda ou endereço. O CPF é necessário e, caso o beneficiário não possua, a CAIXA emite o documento gratuitamente para este fim. A abertura de conta não é exigência para integrar o Programa Bolsa Família. É opcional.
Rogéria de Paula
SERVIÇO
Teleconferência sobre Inclusão Bancária dos beneficiários do Programa Bolsa Família – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Data: 17 de maio de 2010 (segunda-feira)
Horário: 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Local: estúdio da NBR – Brasília (DF)
Para acompanhar a teleconferência pelo site da EBC Serviços:
Acesse a página inicial (www.ebcservicos.ebc.com.br) e, no menu Veículos, clique em NBR. Em seguida, clique em “Ao vivo” (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo)
Você pode também assistir ao programa pelo site da Presidência da República: www.imprensa.planalto.gov.br (acesse o ícone NBR ao vivo) ou pelo Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br
Para assistir à teleconferência via satélite, sintonize a antena parabólica com base nos seguintes parâmetros (sinal da NBR):
Recepção Digital de Satélite:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190
Recepção Analógica de Satélite:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L : 1120
Polarização : Vertical