Tem início hoje () ciclo de cinema sobre o Brasil Colonial, que prossegue, sempre às quintas-feiras, até dia 17 de junho, numa promoção do grupo de pesquisa de História do Ceará Colonial: Economia, Memória e Sociedade, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.
A programação será aberta às 14h, com palestra da Profª Marilda Santana da Silva sobre o tema central do Ciclo. Em seguida será exibido o filme "Quanto vale ou é por quilo", de Sérgio Bianchi, que traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea.
O evento, que conta com o apoio da Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), acontece no auditório do Departamento de História, no Campus do Benfica.
Nas próximas sessões do Ciclo de Cinema – dias 27 de maio e 10 e 17 de junho – serão exibidos os filmes "Desmundo", de Alain Fresnot, que retrata o início da colonização do Brasil e a vinda de meninas órfãs de Portugal para efetuar uniões estáveis; "O Guarani", de Norma Benguell, que aborda o Brasil do Século XVII; e "O povo brasileiro", de Isa Grispum, que discute o sincretismo cultural dos brasileiros.