Segundo Tempo em 50 escolas técnicas


Cinquenta escolas da Rede Federal de Educação Profissional – antigas escolas técnicas – passam a desenvolver, a partir de agosto deste ano, o Programa Segundo Tempo. A proposta é oferecer a prática esportiva para 5 mil crianças e adolescentes estudantes da comunidade, além do reforço escolar e alimentação. A ação é fruto de parceria entre o Ministério do Esporte por meio da Secretaria Nacional de Esporte Educacional (Sneed) e o Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Profissional Tecnológica (Setec).

A seleção das escolas foi estabelecida por meio de chamada pública lançada em fevereiro deste ano. Entre os escolhidos estão os campi de 25 Institutos Federais, de Educação, Ciência e Tecnologia, distribuídos em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Este, por sua vez, passa a ser representado pelo Campus de Planaltina.

A parceriao interministerial garante que os institutos federais contemplados recebam do MEC recursos pata investir em melhorias da infraestrutura esportiva. Todos os campi receberão R$ 300 mil para equipar as suas quadras esportivas.

O Ministério do Esporte, por sua vez, é responsável pela doação materiais e uniformes esportivos e com o material suplementar – cerca mil reais para cada unidade de atendimento do Segundo Tempo. Cabem à pasta também, repasses referentes às bolsas dos monitores. O benefício equivale ajuda de custo mensal no valor de R$ 450, 00 para cada monitor do programa.

A publicação da lista de campi com o nome e endereço dos institutos federais que vão conceber os núcleos esportivos foi feita esta semana pelo MEC. Os institutos oferecerão três modalidades esportivas e receberão recursos para equiparem as suas quadras esportivas.

De acordo com o secretário nacional de Esporte Educacional, Fábio Hansen, a iniciativa interministerial é de suma importância para o desenvolvimento educacional de jovens no país. Segundo ele, além de aproximar ainda mais o MEC do Ministério do Esporte, a ação trata com prioridade a própria agenda do governo federal. “Nossa parceria utiliza o esporte como ferramenta de socialização tendo como parceiros os institutos federais, definidos como agenda prioritária para a educação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.
 

Veja a relação dos campi selecionados