Operadores do Direito entregam sugestões para o novo Código de Processo Civil


Encerrando o Fórum Cearense de Debates do novo Código de Processo Civil, o Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – entregou na noite desta segunda-feira (05.04), ao senador Inácio Arruda, a Carta do Ceará, documento com todas as propostas debatidas e aprovadas durante o evento, e que servirão como sugestão para a elaboração do novo Código de Processo Civil.

A solenidade aconteceu no Teatro Celina Queiroz, contando coma s presenças do deputado Chico Lopes e de representantes do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradoria da Justiça, Defensoria Pública, de professores e alunos do curso de Direito.

“O senador Inácio Arruda será o nosso representante no Congresso Nacional”, disse a coordenadora do Centro, Gina Marcílio Pompeu, explicando que pela primeira vez os estudantes estão sendo ouvidos e podendo dar sugestões sobre o novo CPC. “Esta foi uma demonstração de que é possível os operadores do Direito se reunirem para discutir assuntos tão relevantes como o Código Civil”, acrescentou o professor Marcelo Guerra. Ele ressaltou também que mesmo que nenhuma proposta seja contemplada no anteprojeto do novo Código Civil, só a articulação de forma integrada entre estudantes e operadores do Direito já foi muito importante.

O senador Inácio Arruda agradeceu a escolha do seu nome para representar os operadores do Direito em Brasília. “Fico feliz em conduzir essas propostas ao Senado. Considero muito significativa a iniciativa da UNIFOR, que tomou a dianteira na discussão do novo Código de Processo Civil”. Inácio se comprometeu também a trazer a Fortaleza o senador que for nomeado relator da matéria, para um debate com estudante e profissionais do direto em Fortaleza.