A sessão na Assembleia Legislativa do Ceará ontem, contou com a participação dos quatro deputados que exerciam cargos de secretários no Governo do Estado, e que retornaram à Casa por imposição da legislação eleitoral, já que desejam se candidatar no pleito deste ano. O único a subir à tribuna, contudo, foi o deputado João Ananias (PCdoB), ex-secretário da Saúde.
João Ananias informou que o Governo já autorizou, no bojo dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, a construção de mais um hospital de urgência e emergência que segundo ele, deverá se localizar nas imediações do Anel Viário.
Essa possibilidade já havia sido cogitada por alguns parlamentares, quando o Governo anunciou a compra de um hospital, no bairro da Aldeota, ainda sem funcionamento. A localização de um hospital no Anel Viário foi defendida pela facilidade de atender a todo o fluxo da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
De acordo com o ex-secretário, a emergência é um dos piores gargalos da saúde, por isso a necessidade de maior investimento nesse tipo de atendimento. João Ananias informa que, atualmente os investimentos na área da saúde no Ceará, giram em torno de R$ 500 milhões.
Desse montante, esclarece o parlamentar, cerca de R$ 300 milhões são destinados apenas para os dois hospitais regionais localizados nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte, ainda em obras. A construção desses dois equipamentos, salienta, terá impacto positivo no atendimento para a Região Metropolitana de Fortaleza, pois pondera que hospitais como Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital de Messejana estão sobrecarregados.
João Ananias deixou claro que o problema da saúde não s e resolve do dia para noite, mas pode ser minimizado através de investimentos, lembrando que o Governo também aplica recursos na construção de vários Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nas Policlínicas, na ampliação dos hospitais, como o HGF e na compra de equipamentos. "O Ceará é o único Estado que faz investimento dessa monta", ressalta.
Confiança
O parlamentar ainda agradeceu ao Governo a confiança em ter dado ao PCdoB e à ele, uma das secretarias mais importantes. "Não tenho nenhum sentimento de dever cumprido. Nós da saúde não devemos nos permitir à isso, porque tem muita coisa a se fazer. Cumprimos apenas parte dessa tarefa". Com Ananias retornaram à Assembleia: Ivo Gomes, Mauro Filho e Marcos Cals.