Lula tratará sobre acordo de paz em reunião com líder Libanês


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá, na próxima semana, retomar o discurso pelo fim do impasse na Faixa de Gaza, ao se reunir com o presidente do Líbano, Michel Sleiman, em Brasília. O líder libanês ficará cinco dias no Brasil. A pauta da reunião, no dia 21, inclui a ampliação do comércio bilateral, aproveitando que no país está a maior colônia libanesa do mundo, cerca de 8 milhões de pessoas, além de tratar questões de política externa.

Durante visita ao Oriente Médio na metade do mês de março, Lula reiterou o compromisso do Brasil com a paz entre israelenses e palestinos, afirmando que o Brasil "fará tudo o que estiver em seu poder" para que este objetivo seja alcançado.

Na época da visita Lula também afirmou que o Brasil sempre defendeu a paz no Oriente Médio e que nunca esteve tão envolvido para conseguir isso. O presidente brasileiro também pediu o fim da colonização israelense na Cisjordânia ocupada, o que está na origem de uma crise diplomática aberta entre Israel e os Estados Unidos, e o fim do bloqueio à Faixa de Gaza, imposto pelo Estado hebreu desde 2007.

Nesta sexta-feira o presidente libanês, Michel Sleiman, disse que será difícil atender a todos os convites dos libaneses que moram no Brasil e querem que ele conheça suas casas e estabelecimentos comerciais. Na sua visita, ele irá a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.