Movimentos, organizações sociais e demais interessados em participar do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), que acontece de 8 a 12 de outubro, em Quito, capital do Equador, já podem realizar sua inscrição. Por meio do site oficial do evento é possível que os participantes realizem inscrições individuais e que as organizações inscrevam seus delegados e cadastrem as atividades autogestionadas.
A quarta edição do FSMM tem como lema "Povos em movimento pela cidadania universal". Baseado nisto, a intenção do evento é criar um espaço democrático para o debate, intercâmbio de idéias e experiências, reflexão, troca entre organizações sociais e criação de propostas para a idealização de "um outro mundo possível".
Todas as discussões serão fundamentadas por quatro eixos temáticos que abordam os desafios da migração em âmbito mundial: Crises globais e fluxos migratórios; Direitos humanos e Migração; Diversidades, convivência e transformações sócio-culturais e Novas formas de escravidão, servidão e exploração humana. "Gênero, Etnicidade, Religiosidade, Interculturalidade, Geracional" serão eixos transversais.
Dentro destes contextos serão debatidos assuntos como a crise do capitalismo, direitos humanos, trabalhistas e políticos dos migrantes; trabalho escravo, tráfico e aliciamento de seres humanos, retorno dos migrantes, marcos normativos nacionais e internacionais, processos de integração dos povos, entre outros.
Para a conferência de abertura do Fórum das Migrações está sendo aguardada a participação de Boaventura de Sousa Santos, Doutor em Sociologia com reconhecimento internacional; do líder Saharaui Aminetu Haidar e de Rufino Domínguez Santos, coordenador da Frente Indígena de Organizações Binacionais (FIOB) e do Centro Binacional para o Desenvolvimento Indígena Oaxaqueño.
A expectativa do Comitê Internacional organizador é que o Fórum receba cerca de 3.500 participantes advindos de todas as partes do mundo. No dia 12 de outubro, todos serão convidados a encerrar o Fórum com uma grande marcha, que será realizada juntamente com os participantes do V Congresso da Coordenadora Latino-americana de Organizações do Campo (Cloc). A intenção é unir esforços para mostrar a dimensão da luta "por um outro mundo possível".
Inscrições e mais informações no site oficial do evento: http://www.fsmm2010.ec/