Defesa do Diploma


No dia 23 de abril, jornalistas farão um ato, em Brasília, pela Campanha em Defesa do Diploma. A manifestação acontecerá na data da saída do ministro Gilmar Mendes da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atividades paralelas acontecerão pelos estados, em especial, durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, a ser realizado de 21 a 23 de abril, no Recife.

O calendário de lutas da categoria está prevista para iniciar nesta quarta-feira (7), data em que se comemora o Dia do Jornalista. Estão sendo programadas diversas manifestações e atividades que acontecerão nas Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e no Congresso Nacional.

Em 17 de junho, data em que se completa um ano da decisão do STF, que derrubou a exigência do diploma para exercício da profissão, novos atos estão sendo programados.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aprovou a série de atividades como forma de fortalecer o movimento em prol da obrigatoriedade do curso superior para exercício da profissão.