Os trabalhadores organizados nas centrais sindicais Força Sindical e Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB – estarão nesta terça-feira (06.04), a partir das 05 horas, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Eles vão pedir o apoio dos parlamentares federais cearenses que estão retornando à Brasília, para aprovação da PEC 231/95, de autoria do senador Inácio Arruda, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O evento faz parte da campanha “Eu Apoio a Redução da Jornada de Trabalho”.
Com a redução da jornada poderão ser criados, segundo o Dieese, numa primeira etapa, mais de dois milhões de novos postos de trabalho, sendo aproximadamente 230 mil no Ceará. “Queremos a redução da jornada para promover o crescimento da economia brasileira”, diz Inácio, explicando que, a elevação do nível de emprego e dos salários vai fortalecer o mercado interno, ampliar o consumo e estimular os negócios no comércio e na indústria. Para Inácio, os argumentos contrários são os mesmos que foram utilizados há 20 anos, quando da elaboração da atual Constituição, onde a jornada de trabalho foi reduzida de 48 para 44 horas semanais.
A redução de jornada, já adotada em vários países, provoca o incremento da demanda interna, o aumento das vendas do comércio e consequente estímulo à economia nacional. Desde que foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara, em 30 de junho do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que trata do assunto, aguarda votação em plenário.