Temas como violência e conseqüências do impacto da crise mundial na vida das mulheres do Brasil, Índia e África do Sul serão debatidos no III Fórum de Mulheres IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), que será realizado nesta quinta-feira (15), em Brasília.
A cerimônia de abertura, na quarta-feira (14), contou com a participação das ministras Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Krishna Tirath, do Estado da Mulher e do Desenvolvimento da Criança da Índia; e Nolunthando Mayende-Sibiya, da Mulher, Juventude, Crianças e Pessoas com Deficiência da África do Sul.
Durante o encontro, cada ministra fará a apresentação da atual situação em seu País. Em seguida, serão realizados debates a respeito das semelhanças e diferenças do impacto e conseqüências da crise financeira mundial na vida das mulheres, além da violência contra esse público nos três países. Haverá, também, um debate sobre indicadores de gênero e a apresentação dos avanços na produção de indicadores no Brasil. O estudo é uma parceria da SPM com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante conferência de imprensa, no último dia do evento, será lançado o livro Fórum de Mulheres do IBAS – Pensando uma Estrutura Macroeconômica Inclusiva: uma Abordagem Feminista Sul/Sul, resultado do fórum que aconteceu em Nova Déli, na Índia, em 2008.
Fórum de Diálogo IBAS
Criado em 2003, durante a V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, o fórum tem por objetivo aproximar os três países em instâncias multilaterais, desenvolver a cooperação comercial, científica e cultural no âmbito Sul-Sul e democratizar as esferas de tomada de decisão internacional. Dentro desse fórum maior são organizados grupos de trabalho que tratam de diferentes assuntos, entre eles, o GT Mulheres, criado em 2006.