Começa hoje a segunda etapa da vacinação contra a gripe A (H1N1). Desta vez, serão vacinadas gestantes e crianças com mais de seis meses e menos de dois anos de idade. Pessoas com doenças crônicas com menos de 60 anos também devem receber a vacina. Em todo o Ceará, a previsão é vacinar 973.680 pessoas destes grupos nesta segunda etapa da campanha. As crianças entre seis meses e dois anos e pessoas com doenças crônicas devem se vacinar até o dia 2 de abril. Já as gestantes têm um prazo maior: elas poderão tomar a vacina em qualquer etapa da campanha, que vai até o dia 21 de maio.
De acordo com o secretário executivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Arruda Bastos, as gestantes são aquelas mais propensas a ter síndrome respiratória aguda grave. “Essa síndrome causa mais óbitos. Além disso, a gestante, devido ao crescimento do feto, às mudanças hormonais, necessita ter maior proteção“, explica Arruda Bastos. Por isso, elas podem se vacinar nas demais etapas do calendário.
Segundo dados da Sesa, dos sete óbitos confirmados no Ceará desde abril de 2009, quando a pandemia da Influenza A (H1N1) foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, dois foram de mulheres grávidas (uma com 36 anos e a outra com 24 anos de idade). Arruda Batos reforça que crianças de seis meses a dois anos, assim como pessoas com doenças crônicas, comprovadamente também têm maior vulnerabilidade à síndrome respiratória aguda grave, que aumenta o risco de morte.
Daí a necessidade destes grupos se vacinarem logo a partir de hoje, acrescenta o secretário. Do total de vacinas desta segunda etapa, a maioria é destinada ao grupo dos portadores de doenças crônicas: 620.320 pessoas. Outras 153.275 serão destinadas a gestantes e 200.085, a crianças em todo o Estado. “Antes do início da Campanha, nós realizamos a capacitação dos mais de três mil profissionais de saúde envolvidos. Serão 1.700 postos em todo o Estado. Ao final da campanha serão aplicadas mais de 4 milhões de doses, correspondendo a 47,30% da população do Ceará“, diz Arruda Bastos.
Hoje, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por sua vez, lançará o serviço gratuito de informações sobre a vacinação que será oferecido pelo Fala Fortaleza, por meio do telefone 0800 285 0880. O evento será às 9h30min no Centro de Saúde da Família Frei Tito, na Rua José Cláudio Costa Lima, 100, na Praia do Futuro. Segundo a SMS, na Capital, a vacina será fornecida em 92 Centros de Saúde da Família.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
22/03 a 02/04
>> Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha), doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos.
05 A 23/04
>> População de 20 a 29 anos
04 a 07/05
>> Campanha nacional de vacinação do idoso: pessoas com mais de 60 anos devem se vacinar contra a gripe comum.
10/5 a 21/5
>> População de 30 a 39 anos
DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO
De 22 de março a 2 de abril
> Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida
> Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
> Asmáticos (formas graves)
> Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória
> Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória
> Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico)
> Diabetes mellitus
> Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral)
> Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes
com diálise)
> Doença hematológica
> Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos
> Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca
> Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia com disfunção ventricular).