Teia 2010


Entre os dias 25 e 31 de março, Fortaleza irá sediar o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais. O evento é realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.

Mas o encontro vai além. Nele será realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. A idéia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.

O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, r$180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.

Esta é a quarta edição da Teia e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia 2010 – Tambores Digitais vai focar a comunicação e a cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre da Casa de Cultura Tainã, que compara o instrumento usado como forma de comunicação entre as tribos à internet. Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicaram e ampliaram o som e o número de tambores das nossas tribos. Os Tambores Digitais dos Pontos de Cultura irão se encontrar no Cortejo da Cidadania, formando o primeiro Encontro de Tambores da Teia.

Quem quiser conferir a programação poderá participar, por exemplo, do Cortejo da Abolição da Cultura – Pela Cultura Livre!, que irá reunir grupos artísticos de todo o país. A Teia 2010 tem início no dia em que o Ceará celebra 126 anos da abolição da escravatura. O estado deu fim à escravidão quatro anos antes da Lei Áurea.

O evento acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura da capital e está aberto, de graça, a todos que desejam participar de suas atividades. A Teia 2010 está aberta, também, a parcerias com estados e municípios.

Programação:

25 de março (qui), dia da abolição da escravatura no Ceará e dia do Maracatu

19h – Abertura do evento, com a Presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura
21h – Homenagem ao Dia do Maracatu: Coroação das Rainhas dos 14 Maracatus Cearenses ao som do batuque.

26 a 27 de Março (sex e sáb)

8h às 12h – Teia das Ações: seminários das ações do Programa Cultura Viva. Atividades auto- gestionadas da Ação Griô, Escola Viva e Cultura Digital, Tuxáuas, Agente Escola Viva, Pontinhos de Ludicidade, Agente Cultura Viva, Interações Estéticas e Mais Cultura. Atividades auto- gestionadas de outras comunidades temáticas: Matriz Africana, Criança e Adolescente, Cultura de Paz, etc. Feira da Economia Solidária
16h às 24h – Mostra Artística dos Pontos de Cultura e Artistas consagrados

28 de Março (dom)

16h – Cortejo da Abolição dos Libertos – cortejo com grupos artístico de todo Brasil, na Avenida Beira Mar
20h – Mostra Cearense de Música: apresentação de cantores Cearenses encerrando o Cortejo da Reabolição

29 a 31 de Março (seg a qua)

8h às 17h – III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Destaques da Programação Artística:
Orquestra Eleazar de Carvalho e Irmãos Aniceto (CE), B. Negão (RJ), Grupo Cultural Manguerê (ES), Jorge Mautner & Nelson Jacobina (RJ) com Afonjah, Mestre Zé Duda e o Maracatu Estrela de Ouro (PE), Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA), Orquestra Tambores de Aço Tainã (SP), Afoxé Alafin Oyó (PE), Kilombando (BA), Tambores do Tocantins (TO), Fiandeiras de Anápolis (GO), Mombojó (PE), Orquestra Armorial do Cariri (CE), Fundação Social Raimundo Fagner (CE), Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene (SP), Beirão e Rapadura (DF), Tambores da Floresta (MA), Fagner (CE), Linha Dura (MT), Chico César (PB) e vários grupos cearenses ao longo da programação.