O Senado Federal homenageou nesta quarta-feira (.03), a TV Verdes Mares de Fortaleza, no Ceará, pela passagem de seus 40 anos de existência. Em seu pronunciamento, o senador Inácio Arruda fez questão de lembrar inicialmente, aqueles que trabalhavam na TV na época em que ainda atuava com liderança comunitária, no movimento popular: Edilmar Norões, presente a sessão, “que era e continua sendo até hoje uma ligação com todos os setores da vida política no Estado do Ceará, através da sua coluna no jornal Diário do Nordeste”. Nazareno Albuquerque, Marcos Nunes e Edmundo Maia (o Mainha), “figuras extraordinárias que nos recebiam em meio àqueles momentos difíceis, em plena ditadura militar”. E citou uma passagem do Mainha, então chefe de reportagem que dizia: “Deixe esses meninos entrarem para ver o que eles querem”. Terminava que nós íamos para o ar, saíamos como notícia na TV Verdes Mares.
O senador Inácio Arruda ressaltou ainda o papel do complexo de comunicação (radio, jornal e televisão) que se formou em torno de um grupo empresarial com ligação direta na área de serviço e na indústria, “É esse conjunto que estamos homenageando. E faço tanto do ponto de vista retrospectivo, homenageando essas pessoas, que já citei, como do presente, com profissionais que realizam um jornalismo independente. Todas as correntes de opinião têm acesso à TV Verdes Mares, à TV Diário e ao Jornal. Isso é muito importante para todos nós e para nós que temos uma relação forte com o movimento popular. Não é fácil fazer movimento popular e veicular informações deste movimento no Brasil, porque o controle da informação no nosso País ainda é muito grande, muito, muito grande”, ressaltou.
Ainda durante o seu pronunciamento, Inácio Arruda prestou uma homenagem à Dona Yolanda Queiroz, que conduz o grupo, à memória do idealizador de toda essa obra, o industrial Edson Queiroz e a Edson Filho, “com quem tive um convívio mais direto na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Ele, defendendo suas posições, mas sempre irmanado com os colegas que atuavam naquela comissão”.
Por fim, o senado do PCdoB disse considerar ser muito importante para a economia de um Estado como o Ceará ter um grupo econômico com a preocupação voltada para o desenvolvimento, para o engrandecimento do Estado, que tem grandes carências e que precisa de lideranças políticas, econômicas que compreendam o papel do desenvolvimento. E completou: “Assim como D. Lindu disse para Lula que ele tinha que teimar, nós temos que teimar no Ceará e teimar conduzindo o nosso projeto de desenvolvimento. Considero que isso foi feito por Edson Queiroz e é conduzido pelos seus filhos atualmente”.
A sessão em homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares, uma iniciativa do senador Tasso Jereissati, contou, entre outras, com as presenças de dona Renata Jereissati, filha do homenageado Edson Queiroz, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, do ministro Valmir Campelo, do deputado federal e ex-presidente do Senado, Mauro Benevides (CE), do diretor da sucursal de Brasília, Wilson Ibiapina o diretor de programação da TV, Edimar Norões, e o atual diretor Igor Queiroz Barroso, neto de Edson Queiroz.