Mercado de trabalho


As medidas tomadas pelo governo brasileiro em 2009 para estimular o mercado interno, tais como a expansão da oferta de crédito, a manutenção dos investimentos em infraestrutura e o estímulo ao consumo via redução de impostos, permitem que o Brasil hoje possa projetar um cenário positivo para o mercado de trabalho em 2010. É o que mostram os dados do Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, nº 42, divulgado nessa segunda-feira (8), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O trabalho foi coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea e apresenta um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2009, comentando a evolução dos principais indicadores divulgados pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE), e pela Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (PED/Dieese).

O boletim traz também três notas técnicas que analisam questões relacionadas à inserção da mulher no mercado de trabalho. O documento reúne ainda três ensaios sobre economia solidária, tendo como fio condutor as relações entre as práticas econômicas solidárias e as questões ambientais.